Motivos para empreender

Motivos para empreender

Podemos verificar várias literaturas, artigos e notas sobre os motivos para uma pessoa empreender.

Vejo vídeos nacionais e empreendedores de outros países contando suas histórias, de forma resumida as etapas que passaram e como chegaram até onde estão.

Acredito que o principal motivo para empreender está na necessidade, seja ela financeira, libertária, de conquista, de realização pessoal ou tão somente a necessidade de encontrar solução para os problemas que nos apresenta no dia-a-dia.

Mas o que me fascina é inovar o que está sendo empreendido, acredito na vantagem competitiva baseada na modernidade ou inovação, usaria como referência Thomas Edison com 1084 famílias de patentes ou mais recentemente Steve Jobs, sem dúvida o maior visionário nos últimos cem anos.

Voltando na idéia das necessidades, impossível não pensar na pirâmide de Maslow que passadas as necessidades fisiológicas, segurança e sociais, o empreendedor busca, sem dúvida, as necessidades de estima e auto-realização, esta última quase impossível de se chegar. Neste caso ficamos na estima.

Aprovação, reconhecimento, orgulho, responsabilidade, é que buscamos neste nível de necessidade, não só quando empreendemos diga-se de passagem, na nossa vida moderna e quando vivemos em sociedade.

O empreendedor é basicamente um desbravador, um incansável, uma pessoa que quer mudar a si mesmo e o meio em que vive, testar seus próprios limites.

 

O que acham disso tudo? Deixe seu comentário:

Compartilhar:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.